Influência genética nos medicamentos

teste de ADN meamedica personal medicine

Costuma sentir muitos dos efeitos secundários descritos no folheto informativo? Ou, pelo contrário, determinados medicamentos fazem menos efeito do que o esperado? Isso pode ser devido aos seus genes, afinal de contas somos todos únicos.

De momento, o video apenas se
encontra disponível em língua Inglesa.

corpo humano

Teste farmacogenético muito abrangente

Alta precisão
Adequado para ajustar as doses da sua medicação

Relatório claro e compreensível

Uma única vez
Este perfil genético é fixo e não muda durante a sua vida

Agora por apenas €295

O teste farmacogenético meamedica.com

O teste de medicina pessoal da meamedica.com, um teste de resposta a medicamentos (também conhecido como teste farmacogenético), determina como seu corpo decompõe os medicamentos com base no seu ADN. Com estes resultados, o seu prestador de cuidados de saúde pode tomar decisões mais bem informadas sobre qual o medicamento mais adequado a si e com que dosagem e posologia.

O seu ADN influencia o resultado

O seu ADN determina como você responde ao medicamento. Os seus genes têm uma enorme influência na forma como um remédio é absorvido, dividido no corpo e novamente decomposto. Eles podem, portanto, ser responsáveis pelas diferenças na resposta a um medicamento. Os seus genes determinam se o seu corpo decompõe um medicamento muito lentamente, normalmente ou muito rapidamente, o que pode resultar em efeitos secundários desagradáveis ou eventualmente nenhum efeito.

Um teste farmacogenético mostra a atividade das diferentes enzimas envolvidas e fornece informação sobre o tipo de medicamento que combina consigo e a dose correspondente.

Café

Existe uma enzima que é responsável por 95% da decomposição da cafeína. O nosso teste indica que tem uma variante lenta dessa enzima? Agora já sabe porque é que fica acordado por muito tempo depois de uma chávena de café.

Cirurgias

Em pessoas com variantes inativas do gene BCHE, os relaxantes musculares, usados em situações de emergência (cirurgias), podem durar muito tempo, tornando a respiração independente apenas possível mais tarde. Uma dosagem correcta resolve esta situação.

Colesterol Alto

Num caso de menor atividade de certas enzimas, as estatinas (sinvastatina, ...) podem ser removidas muito lentamente do corpo. Assim, o medicamento acumula-se e isso pode explicar efeitos secundários graves. Portanto mostre os resultados ao seu médico.

Coagulação Sanguínea

Este teste determina como é que a sua coagulação sanguínea é controlada. Será que a cicatrização é mais lenta consigo? Então, será que mais tarde também poderá ter menos necessidade de anticoagulantes na prevenção de coágulos sanguíneos?

Perguntas Mais Frequentes

Informações adicionais e perguntas mais frequentes sobre medicamentos, recolha de ADN, privacidade de dados e resultados de testes.

Clique na imagem para abrir a tabela completa numa nova janela
Esta tabela mostra a medicação por isoforma específica do citocromo P450. Um medicamento aparece numa coluna se houver evidência publicada de que ele é metabolizado, pelo menos em parte, através dessa isoforma. Isto não significa necessariamente que a isoforma seja a via metabólica mais importante in vivo ou que as alterações na taxa de reação metabólica catalisada por essa isoforma tenham efeitos importantes sobre a farmacocinética do medicamento. As informações no site da Universidade de Indiana são para ser usadas para fins informativos, como informações gerais de saúde e como ferramenta educacional. Não há a intenção de ser ou substituir um conselho médico.

Flockhart DA. Drug Interactions: Cytochrome P450 Drug Interaction Table. Indiana University School of Medicine (2007).
“https://drug-interactions.medicine.iu.edu” Accessed dec 18, 2018.

Nós usamos células da mucosa da bochecha. Basta raspar com um cotonete o interior da sua bochecha e já está.
Ou seja... sem agulhas e sem sangue!

É muito simples: o nosso kit de teste contém um cotonete especial que permite recolher facilmente a saliva, movendo-o ao longo da parte interna da bochecha. Depois é só enviar o cotonete de volta no envelope de devolução e nós certificamo-nos de que a análise laboratorial seja iniciada.

O nosso objetivo é oferecer-lhe os resultados do laboratório no espaço de 4 a 6 semanas.
Quando os resultados chegarem, você receberá um e-mail nosso. Os seus resultados ficarão visíveis na sua conta.

Isso é fácil: são seus!
Você determina o que acontece com seus dados. Nós garantimos que isso seja feito da maneira mais confiável e segura. Podemos fornecer-lhe mais informações sobre seus genes se deixar os seus dados connosco, mas também poderá removê-los. A escolha é sua já que os dados são seus.

Não.
Os dados são seus. E se nos depararmos com um projecto de pesquisa no qual gostássemos da sua cooperação para contribuir para o avanço da ciência, então iremos questioná-lo/a sobre essa possibilidade. Sem a sua permissão explícita, nada acontece.

Nós tentamos ao máximo prevenir que incidentes aconteçam: tomamos medidas para impedir acessos ilegais, para que as suas informações genéticas estejam seguras connosco.

• Bases de dados totalmente separadas mantêm as suas informações genéticas sem ligação directa às suas informações pessoais (identificáveis).
  • Todas as ligações com o nosso site são criptografadas usando a tecnologia TLS/SSL (Transport Layer Security/Secure Sockets Layer).
  • Firewalls externas limitam ligações não autorizadas às nossas bases de dados.

Nós enviar-lhe-emos um e-mail assim que recebermos os dados do laboratório.
Todos os dados estarão disponíveis na sua conta, juntamente com uma explicação dos resultados obtidos bem como o impacto que isso pode ter para si.

Para a análise de ADN, nós trabalhamos em conjunto com um laboratório estabelecido e credenciado. Desta forma, podemos oferecer uma análise de ADN de alta qualidade.

O nosso teste farmacogenético analisa os seguintes genes: ABCB1, COMT, CYP1A2, CYP2B6, CYP2C9, CYP2C19, CYP2D6, CYP3A4, CYP3A5, DPYD, HLA-B, MTHFR, OPRM1, SLCO1B1, TPMT, UGT1A1 e VKORC1.
Os resultados possíveis são:

• PM, metabolizador fraco - muito reduzido ou sem atividade
  • IM, metabolizador intermediário - atividade reduzida
  • EM, metabolizador extenso - atividade normal
  • UM, metabolizador ultrarápido - atividade muito rápida

Nas notícias...

Artigos de jornais e organizações de renome que descrevem o valor dos testes farmacogenéticos e o impacto destes na saúde pessoal.
Os artigos não estão em Português (recomendamos que use a ferramenta de tradução do seu browser para os ler).

Como a pesquisa genética pode prevenir efeitos secundários graves da quimioterapia.
Ellen de Visser (02-01-2019)
A conquista do nosso ADN, prevenção ou cura?
Bennie Mols, VPRO (2018)
Farmacogenética combinatória útil no tratamento da depressão.
Emily Pond (07-09-2018)
Desenvolvimentos promissores da farmacogenética em psiquiatria e possíveis pontos de falha.
Batya Swift Yasgur (30-05-2018)
Testes genéticos prevêem efeitos secundários de medicamentos.
Robert H. Shmerling (12-01-2018)
Medicamentos muito pouco adaptados ao paciente de ADN.
KNMT (13-04-2017)
Farmacogenética essencial para o tratamento personalizado.
ZonMw (06-04-2017)

Leia as opiniões dos nossos pacientes

07-03-2019 |

Eu pessoalmente dou 5 estrelas a este "personal DNA medicine test". A razão é que é um teste muito fácil de entender.
É um teste que se pode mostrar a médicos de clínica geral e a especialistas, mas que no meu caso tornou muitas coisas claras para mim. Até agora, não me sentia compreendida se não pudesse tomar um medicamento novamente. Agora está preto no branco porque é que funciona de forma diferente para mim. Um bom exemplo é que agora que sei que o gene COMT não está a funcionar bem, entendi por que me mantenho tão tensa com stress tanto tempo depois do medo e do choque. Sempre pensei que era uma pessoa fraca que não aguentava com nada. Mas agora vejo-me e aos médicos sob uma luz diferente. Mesmo os medicamentos que eu decomponho mal de acordo com o meu ADN, eu sempre tive que defender. Agora coloco o ADN em cima da mesa.
É uma pena que os médicos não tenham sido treinados para isso. Devemos trazer isto à atenção dos futuros médicos.
Além disso, recomendo-o a todos os que têm dificuldade em tomar medicamentos. Mas também para aqueles que não o têm, é um belo documento sobre si próprio que lhe mostra a verdade sobre si. Não contém coisas que o preocupem para o futuro. É por isso que muitas pessoas o recomendam. Agora encaro o futuro mais descansada e, se tivesse sido capaz de fazer isto antes, teria poupado um envenenamento por medicamentos. Eu queria escrever um relatório curto e conciso, mas o meu entusiasmo é tão grande.

14-03-2019 |

Em primeiro lugar, 5 estrelas em todos os aspectos.
Irei discutir estes dados de teste aos poucos com meu médico e farmácia. Estou ciente de que tenho que fazer isso com cautela, pois os médicos são bastante céticos sobre exames realizados por terceiros. Eu já dei o primeiro passo e notei uma cautelosa contenção do meu especialista, mas certamente não era uma porta fechada. Isto será, portanto, para continuar.
Para mim, pessoalmente, este teste dá-me um certo descanso. Eu consigo aceitar melhor os efeitos secundários um tanto severos agora que eu entendo o motivo. No hospital, faço parte de um grupo de pessoas que usa pazopanib e outros medicamentos, mas agora sei porque é que às vezes respondo de maneira diferente à medicação. O melhor é que posso explicar isso aos médicos, mas especialmente a mim mesmo. (Compreensão, aceitação e possível ajuste).
Eu vou de certeza indicar qualquer alteração no uso atual de medicamentos em “mijnmedicijn.nl”: desta forma eu tenho uma visão sobre se a dosagem ou o tipo de medicação é a correta. Eu posso discutir isso com a farmácia e/ou com o médico. A explicação dos resultados e da informação subjacente é descrita de forma clara e compreensível. Foi uma história clara para mim sem muita informação desnecessária. Eu reconheço certas queixas nas descrições que eu e os médicos não conseguiamos explicar antes. A explicação orientada para as pessoas de como um Gene funciona e os fatores de desaceleração ou aceleração são um bom trabalho de referência que pode ser usado para começar. Estou muito satisfeito com isso. As recomendações e conselhos são claros e claramente definidos e são certamente alcançáveis.
A facilidade de uso do site e do serviço é certamente acima da média. O utilizador médio de computadores (e eu sou certamente um deles) pode facilmente encontrar o seu caminho.
Este teste é definitivamente recomendado para quem quer manter controlo sobre a sua medicação e para quem tem como objectivo estar bem de saúde.

14-03-2019 |

Dou 5 estrelas a este teste por causa da abrangência do teste e da explicação cuidadosa.
De momento não uso medicamentos, mas fiz este teste para o futuro. Agora sei a que tenho de estar atento quando falar com o meu médico sobre possíveis análises ao sangue. Também obtive informação relevante para futuras operações e uso de medicamentos.
Eu recomendo este teste a todos! Informações médicas importantes estão disponíveis quando são necessárias ou quando somos questionados sobre elas.

18-03-2019 |

Explicação geral clara. Para além de ser muito clara, a explicação pessoal é igualmente muito extensa. Dá uma boa imagem de como o gene funciona e as vantagens e desvantagens da medicação. Elimina qualquer insegurança!
Eu vou passar estes dados ao meu médico e possivelmente efectuar análises ao sangue adicionais. Eu recomendo este teste totalmente. Desejo a todos um uso responsável da medicação. Pode prevenir muito sofrimento.
Estamos muito contentes com a vossa ajuda e muito obrigado!!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?
ou

Copyright © 2008-2019 Insight Pharma Services BV.
Todos os direitos reservados.
Icons made by Prosymbols from www.flaticon.com and licensed as CC 3.0 BY.